sábado, junho 17, 2006

Bem, como prometi, minha opinião sobre o porquê de Full Metal Alchemist estar relativamente em alta na Rede TV internamente, em mais uma de minhas teorias malucas:

Terça-feira à tarde, como todos sabem, foi a estréia da Seleglobo na Copa do Mundo 2006 FIFA, contra a Croácia. Ao final do jogo, várias emissoras, como a Band, dentro de seus programas, mostrou a repercussão da vitória da Seleglobo. A Rede TV fez isso dentro de um Rede TV! Esporte especial, com link direto da Alemanha com Rodrigo Cabral e o Pânico na terra da cerveja. Só que, a emissora, ao invés de fazer isso logo após o término do jogo, o fez só após o término do TV Kids, não exibindo A Feiticeira neste dia.
Será que depois dessa os otakus ainda acham que a ErreideTV! está de implicância com o anime? Afinal eles jogaram no lixo uma chance de ter audiência melhor que a sua média diária no horário por causa de um programa que sequer tem anunciantes no momento?
Se fosse eu, nesse dia não exibiria o TV Kids(se um otaku lê isso... :P), pois não havia clima para isso, seja o telespectador torcedor ou secador(meu caso) da Seleglobo(fora a barulheira nas ruas que enchia o saco). Confesso que se não fosse o episódio da quimera, não assitiria o FMA, e Super Derrotados eu nem vi direito. Em função dos cortes(previsíveis) e do programa ter sido espremido por causa do Rede TV! Esporte especial(ele começou inclusive um pouqinho antes do horário de sempre), foi o primeiro, e até o momento único episódio em que houve uma diminuição de tempo considerável em relação à duração do episódio original. Os episódios tão tendo em média 21 min. e uns quebradinhos, esse da quimera teve quase 1 minuto a menos. Pela hora em que começou o programa especial, não marquei no relógio mas acho que Super Derrotados também teve cortes neste dia.
Quanto ao futuro do anime na emissora, reproduzo duas notas, uma otimista do Animepró, e outra realista, do JBOX:

Poizé crianças, apesar da barulheira toda provocada pelos fãs de FMA em fóruns e comunidades do Orkut, o tão comentado terceiro lugar de audiência (supostamente alcançado pelo anime) não passou de boato. Na semana que se passou, o bloco teve média de 1,5 pontos no IBOPE, sendo que em alguns momentos, durante a exibição de Super Campeões (olha só, eu avisei =P), chegou a dar traço.
Mas, nem tudo é desespero: o canal promete que não irá tirar o bloco do ar, mesmo estando no incômodo quinto lugar na posição geral do horário (ganhando só da Cultura e Gazeta). A emissora pretende fidelizar o telespectador, criando uma faixa fixa para animação. Só que, como tv aberta não é confiável, há rumores de que, se não der certo, o bloco poderá ser substituído pela série Mutante (Mutant X, já exibida pelo AXN).
Quanto ao canal estar interessado em Yu Yu Hakusho e Shurato, a informação não procede (mais uma invenção dos mesmos bitolados que inventaram o IBOPE "fodônico" do FMA?). Yu Yu é do grupo Bandeirantes até 2007 e Shurato não tem mais distribuidora no Brasil (a Tikara fechou em 2000).


Executivos da RedeTV! estão satisfeitos com a audiência do programa TV Kids, que apesar da pouca divulgação, vem apresentando uma audiência satisfatória e que aumenta gradativamente (embora de forma bem tímida).
A emissora vem ficando em quinto lugar, atrás da Rede Globo, Record, SBT e Band, sendo que a briga com a última está bem acirrada. Segundo informações de bastidores, a RedeTV! já estuda até extender o horário do programa, o que pode representar a estréia de outras séries distribuídas pela Swen – empresa que possui boa parte do catalogo de séries da Televix (que negociou um pacote com a Imagem Filmes).
Infelizmente não há detalhes sobre quais séries fazem parte do pascote adquirido pela RedeTV! Mas o fato é que o mercado já se movimentou e outras distribuidoras já começaram a negociar com o canal.


Tenho comentários a fazer, tanto otimistas quando pessimistas, mas fica pro próximo post sobre o assunto que esse já tá meio grandinho.

Nenhum comentário: