Á primeira vista não tem nada a ver com animes, mas acho que vale à pena postar isso aqui:
Produtos de Floribella
O licenciamento de produtos da novela ‘Floribella’, da Band, não pára de crescer. Depois do sucesso do CD com a trilha sonora, chegam às lojas a boneca Flor e uma linha de tênis Bamba.
Ajuda extra na hora da venda
Licenciamento de marcas de personagens de desenhos e filmes aquece comércio dos mais variados produtos
Ter um personagem ou uma marca famosa associada a um produto é a receita de sucesso de várias empresas de pequeno porte. Ao contrário do que muitos pensam, o mercado de licenciamento, que ano passado movimentou R$ 2,5 bilhões, é acessível também a lojas e indústrias de menor porte. A Aladdin é um bom exemplo de aposta no licenciamento de personagens para garantir vendas.
A marca é líder nacional no segmento de garrafas térmicas, com 45% de market share (participação de mercado), e sua aposta, como lembra Raul Benitez, diretor-financeiro da empresa, é o licenciamento de personagens infantis. A marca usa os personagens nos produtos que compõem sua linha escolar , com o objetivo de atrair o público mirim. São lancheiras, garrafas isotérmicas, cantis e mochilas.
Benitez conta que as vendas desses produtos representam hoje 6% do faturamento total da Aladdin. “Fizemos uma pesquisa no Rio e descobrimos que os personagens Homem Aranha e Batman são os mais reconhecidos pelas crianças, por isso vamos lançar uma linha especial e exclusiva com o Batman no segundo semestre, durante a Feira Escolar, em São Paulo”, adianta o executivo.
Segundo Benitez, a fábrica da empresa em Inhaúma vai produzir 500 mil itens escolares por ano com os super-heróis. Ele lembra que a Aladdin detém o licenciamento destes personagens, além da Turma da Mônica e do Smilinguido. “O bom resultado deste trabalho nos levou, recentemente, a investir também na Betty Boop. A boneca sensual que completa 75 anos em agosto agora estampa a linha de garrafas térmicas e potes de vidro”, explica.
Investimento compensador
A lojista Cláudia Leite encontrou na venda de produtos licenciados uma maneira lucrativa de aumentar o faturamento da Pistache, papelaria localizada no Shopping Nova América. Ela abriu a loja há dois anos e defende a idéia de que compensa investir em produtos licenciados e de primeira linha. “São produtos com preço mais elevado, qualidade superior e feitos com matéria-prima de primeira linha. Ainda há a contrapartida dos royalties, mas a procura é grande e não há encalhe. Então é um negócio que vale a pena”, explica Cláudia.
Na loja, produtos estampados com os personagens Hello Kitty, Meninas Superpoderosas, Scooby Doo e Looney Tunes lotam as prateleiras, prontos para chamar a atenção de crianças e adultos. “O personagem Hello Kitty é sucesso absoluto. Tudo o que coloco na prateleira vende. E o mais legal é que não atrai apenas as crianças, mas também os adultos, que se entusiasmam com o personagem”, ressalta a empresária.
Segundo Cláudia, a venda de produtos licenciados representa 60% do faturamento da loja, que tem uma variedade de mais 300 produtos, entre adesivos, cadernos, fichários, guarda-chuvas, bolsas, sacolas, bonecos, almofadas, blocos e canecas, entre outros. “Nunca investi em um licenciamento e não tive retorno”, afirma. Para o segundo semestre, Cláudia aposta em novas personagens. Em poucas semanas, a Pistache estará repleta de produtos da Betty Boop e do Batman.
Matéria na íntegra no link acima.
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