sábado, julho 09, 2005

CHEGOU O DIA!

Com a chegada do Anime Friends em 2003, a história dos eventos de animes, mangás e tokusatsu mudou completamente. Constituído de dezenas de novas atrações e utilizando-se de uma iniciativa inédita (trazer artistas japoneses para cantar no Brasil), o evento conseguiu repercussão nacional e internacional, ganhando a simpatia dos freqüentadores e inovando em todos os sentidos.
Hoje, o Anime Friends não só é o maior da América Latina, como o mais procurado. Prova real disso, é o número de ingressos já vendidos e esgotados para todos os dias e embora ainda estejam disponibilizando ingressos na porta, a terceira edição já segue como um grande sucesso.
A má notícia, é que infelizmente não são todos que podem freqüentar um evento como esses e apesar da grande quantidade de fãs de animação japonesa em todo o mundo, muitas das pessoas acabam nem sabendo da existência de uma convenção assim. Pensando nisso que o diretor-geral da Yamato Comunicações e Eventos, Takashi Tikasawa resolveu criar o Anime Family, no Rio de Janeiro.

Um sonho de evento

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais belas e importantes do Brasil. Só no estado são quase 16 milhões de habitantes espalhados e lá ocorrem os mais diversos eventos, importantes não só para a economia do país, como para todo o mundo. Convenções de moda (Fashion Rio), cinema e animação (Anima Mundi), de cunho cultural (Bienal) e até de motivos sociais (Parada Gay, Caminha da Paz, etc.) acontecem semanalmente. Na cidade maravilhosa (como é conhecida), também há instalado um dos maiores impérios da televisão mundial: a Rede Globo. Menosprezar o Rio em eventos de anime seria banalizar uma cidade com tanto potencial. E é aí que o Anime Family chega.
A primeira edição da convenção que promete abalar as estruturas dos cariocas se inicia nesse Sábado dia 9 de julho e termina no domingo. A primeira realização será um teste para seqüências futuras e se depender do número de ingressos vendidos, a segunda é quase como uma garantia. Não se engane, porém, se achar que o evento está muito curto. Uma grande quantidade de atrações vai ocupar todas as horas desse final de semana. Veja um pouco delas:

AnimEstúdio e o III Prêmio Dubmix

O mini-evento de dublagem que já se realizou em uma edição solo, no Anime Dreams e no Anime Friends também estará presente pela primeira vez no Rio de Janeiro. Junto dela, o III Prêmio Dubmix homenageará dez dubladores cariocas (já anunciados anteriormente no site. Para acessar a matéria, clique aqui) convidados para a festa que vai ocorrer no sábado, dia 9.

Animekê Livre e Anime Quiz

O Animekê é uma das atrações mais divertidas do evento. Nela, você pode soltar a voz e cantar seus temas favoritos dos animes e tokusatsu. Para isso, a organização está disponibilizando uma lista repleta de canções. Se sua voz não é aquelas coisas, também não se preocupe. O concurso só ocorre depois e você pode extrair informações sobre ele, clicando aqui.
Já no Anime Quiz você testa seus conhecimentos em relação às produções japonesas da atualidade ou não. Um dos jogos mais variados da edição, aqui as equipes (de 3 integrantes) competem entre si e conferem quem é o maior conhecedor de animes. Os competidores que forem sendo classificados devem participar de todos os dois dias da realização da convenção.

Área Cosplay

Uma das inovações que mais ajudaram os participantes do concurso de cosplay dos eventos de São Paulo estará garantido no Anime Family. Aqui, os cosplayers terão acesso a pequenos utilitários e serviços que podem ajudar se caso alguma roupa estragar ou algum detalhe soltar ou for perdido. Toda a comodidade dos guarda-volumes (para não incomodar outras pessoas com seus pertences) e uma área exclusiva de comes e bebes (somente para quem estiver no concurso) estarão disponíveis.

O Centro Cultural Japão

A cultura japonesa não deixa de ser a maior atração do evento já que tudo tem um pouco haver com ela no Anime Family. O Centro Cultural Japão vem pra homenagear os imigrantes japoneses que aqui moram, valorizando sua contribuição ao país.
Para isso, apresentações especiais das artes marciais e de itens saídos especialmente de sua cultura milenar estarão à mostra para os freqüentadores. O público também poderá ter contato com o alfabeto japonês e ver seu nome datado com a escrita característica.

Exibições

6 salas já foram confirmadas para a exibição de produções japonesas entre elas a Tokusatsu.com.br (que trará episódios de Jaspion, Ultraman Nexus, Magiranger, entre outros), Retrotoku (com mais tokusatsu), Yaoi Connection (com animes de temática homossexual), AnimEstúdio (com vídeos dublados) e o Soneca Anime Club (com exibições de animes inéditos no país).

Exposições temáticas de ilustrações e o Nigaoê Mangá

Quem ainda não teve a chance de conferir algumas das mais belas ilustrações mostradas em São Paulo, a chance é agora. Serão apresentados os dez melhores de 2003 e os dez melhores de 2004, todos organizados pelo veterano Diogo Saito. Todas as atrações são patrocinadas pela escola de mangá AreaE e Nausica.
O Nigaoê Mangá, por sua vez, é a sua caricatura em estilo mangá e para isso, membros de duas das escolas mais famosas de desenho de São Paulo estarão fazendo seus retratos caricatos. Você pode tanto fazer desenhos grandes quanto pequenos, variando apenas no preço de cada uma delas.

Palestras e Shows de bandas

Cosplayers, desenhistas e roteiristas estarão ministrando palestras durante os dois dias do evento. Os grandes competidores de cosplay do Rio explicarão como fazer uma fantasia de criar inveja enquanto os desenhistas e roteiristas falarão sobre suas novas publicações em mangá (pela editora ZN). Alguns membros da OhaYO! também estarão nessa seção falando como é fazer a revista e o que esperar dela.
Outra atração super esperada é o show das bandas, muito admiradas pelos fãs brasileiros. A maior delas seja talvez a Aquaria, que faz muito sucesso no Japão e toca pela primeira vez aqui (apesar de ser composta por cantores nacionais). A J Dammed, a KuroHana e a Budokai também farão apresentações especiais.

Super Friends Spirits in Rio

Essa é a maior atração do Anime Friends em São Paulo e sem dúvidas segue como a mais esperada no Anime Family no Rio de Janeiro. Akira Kushida se apresentará cantando temas como os de Jaspion e Jiraya (onde canta no Japão) e ainda contará com a presença especial de Takayuki Miyauchi, outro famoso cantor de temas tokusatsu. Os dois já estão no Brasil e se apresentam primeiro no Rio de Janeiro.
Não são somente essas as atrações. Estandes de produtos, concursos e campeonatos, Arena Medieval e muito mais poderão ser conferidos nesse final de semana no que promete ser também o maior evento de animes, mangás e tokusatsu do Rio de Janeiro. Importantes empresas como a Conrad e a JBC ficarão a postos trazendo produtos com descontos. É no Rio de janeiro que será lançado também as revistas OhaYO! Magazine e os novos mangás da Editora ZN: D-Boo, The Ghost School e Endhers. Alguns convidados especiais também vão abalar as estruturas.


Entre os otakus, deve bombar realmente, mas fora do meio, terá um público menor do que ele poderia na minha visão, afinal nessa semana tem as estréias de Quarteto Fantástico, Pokemon 4, e não podemos nos esquecer do Anima Mundi, a atração principal entre os eventos ligados à animação no fim de semana! Ao contrário dos outros eventos da Yamato(que apareceram até no Jornal Nacional), o Family não teve sequer o nome citado nos jornais locais cariocas, talvez devido à "concorrência" citada acima. Eu li o guia do fim de semana do O Dia, e vi RJTV, Informe Rio e SBT Rio.

Nenhum comentário: