sexta-feira, julho 22, 2005

Demorou, mas aí vai minha resenha do evento mais badalado do Rio de Janeiro nos últimos tempos, o ANIME FAMILY:

Sábado
1- Como houve um imprevisto no curso de inglês e peguei dois engarrafamentos na viagem de ônibus, só consegi chegar ao evento às 19:00, quando boa parte do pessoal já havia ido embora. Como tinha comprado o ingresso antecipado, entrei pra aproveitar o finalzinho do evento. Tive que aturar alguns staffs babacas rindo de mim, mas preferi não olhar pra ninguém pra não guardar rancor pro dia seguinte.
2- Dei uma geral no espaço do evento, comprei algumas revistas nos estandes da Yamato, Comix e Linhas Tortas. Em breve posts com comentários sobre as principais delas, com destaque para a Gyodai, sobre tokusatsu. O ponto negativo é que o estande da Yamato ainda não tinha a D-Boo Ghost School(a que eu mais queria depois da Gyodai), cuja estréia ficou só para o Anime Friends. O jeito é esperar outro evento aqui com estande dela, pois nunca vi suas revistas em bancas(nem pontos especializados, como a Metrópolis do Méier), a Sugoi Mangá eu havia conseguido no primeiro Aniplus, e a Crônicas de Fahreya no Anime Paradise. A dúvida é os novos lançamentos passarão do número 1, o que não aconteceu com estes dois mangás, lançados no Anime Friends 2004.
3- Ainda tava rolando o Anime Gol, e perto dele um mini-botequim com uma TV ligada no Sportv, onde tinha um número razoável de pessoas assistindo São Paulo-B 2 X 0 Flamengo.
4- A maior parte do tempo passei mesmo na homenagem aos dubladores cariocas. Tinha vários dubladores legais lá(entre eles o do Fernando Colunga, galã de novelas mexicanas). O ponto cômico foi quando a ex-BBB 5 Juliana estava no palco, ninguém deu muita bola, e quando ela passou pelo pessoal praticamente ninguém olhou pra ela. Presença totalmente dispensável, ela poderia até chamar atenção por ser bonitinha e gostosinha(seu principal atributo são os seios), mas você olhava pro lado e via várias garotas mais bonitas que ela. Como o palco principal era ao ar livre e já estava de noite, fez bastante frio.

Domingo
1- Dessa vez não tinha nenhum empecilho pra aproveitar o evento desde cedo, e acordei às 5:00, peguei o terceiro e quarto sets(minha intenção era pegar todo o jogo, mas havia dormido às 1:00, por isso quis dormir 4 horas ao invés de 3, pois já havia dormido pouco no dia anterior, fui para a cama ao término de Brasil X Coréia- por volta de 5:30, e havia acordado às 10:00), naveguei um pouco na net, dei uma folheada nas revista que havia comprado, tomei banho, vi um pouquinho de F-1(até o primeiro pit-stop dos principais pilotos) e saí. Cheguei lá por volta de 11:30, antes de entrar no evento, fiz um lanche numa padaria local, pois não tava afim de comprar nada de comer lá dentro, e meu combustível até a noite seria apenas 1 pacote de biscoitos Marilan.
2- A fila estava dobrando a esquina, ainda bem que, por ter ingresso antecipado, enfrentei uma outra fila bem menor. Na entrada, tinha uma gostosa fazendo cosplay sensual de Nurse Nanako, pra não fazer o joguinho da Yamato(otakus babando na entrada) nem olhei pra cara dela, só mais tarde, quando ela estava em outro local, dei disfarçadamente uma "daquelas" olhadas.
3- Ainda na entrada, recebi um mapa do colégio com os locais das atrações do evento, mostrando que, apesar de não ser perfeita, realmente a Yamato é mais profissional do que a média dos organizadores de eventos, ao menos aqui no Rio. Só tava faltando uma coisa... não tinha nada sobre as salas de exibição, sorte que o Ricardols da Tokubrasil e Retrotoku me achou e me indicou.
4- Haviam 4 salas de exibição:
A- Kendan Animes(a única com exibições em telão)- sábado parecia ter sido legal, pois rolou Tenjou Tenge e Full Metal Alchemist, entre outros. Já no domingo, boa parte da exibição foi ocupada com uma maratona de Naruto. Sorte que não era a única sala, por isso dava pra se esquivar desse anime que já tá enchendo o saco faz tempo.
B- Yaoi Connection- sala de exibição de animes com relações homossexuais entre homens. Nada contra(pelo contrário), mas não é nem de longe minha prioridade, logo não vi nada lá também.
C- Retrotoku- a única que não estava tão escondida, foi a que passei mais tempo. Vi um pedacinho de Bioman, Gaban(último episódio), Sharivan e um duplo de Metalder. Destaque para a exibição do último capítulo de Black Kamen Rider(fiquei de fora), quando nem os donos da sala que estavam do lado de fora na hora do início do episódio estavam conseguindo entrar.
D- Tokusatsu.com.br- estava numa sala escura e quente, tanto que mesmo com o evento sendo num dia ameno, o ventilador teve que ser ligado esporadicamente. E como não vi nenhuma sala com ar condicionado, não seria boa idéia um evento lá no fim de ano, quem ficasse numa das atividades em salas com certeza derreteria. Voltando à sala, assisti o último episódio de Changeman e o episódio triplo dos Flashman que mostra o surgimento do robô Titan Jr. . O destaque da sala foi o Kuroda, que eu já estava a fim de conhecer pessoalmente, e ainda me deu uma cadeira mais resistente do que a maioria para sentar, hehehe.
5- Os video-games estavam numa passagem, atrapalhando a deslocamento das pessoas. Haviam 3 Playstation 2 e uma máquina de Pump It Up.
6- Só vi gente jogando o Anime Vôlei na parte da manhã, não deixou de ser uma opção, mas não sei se é uma coisa necessária ao evento. Já o Anime Gol sim rolou o dia inteiro, pena que o barzinho só estava aberto pra quem não fosse jogar, então só fiquei sabendo do resultado da decisão da Liga Mundial de Vôlei e da rodada do Brasileirão no dia seguinte. Foi a primeira vez desde 2002 em que fiquei totalmente alienado de uma rodada do Brasileirão(isto é, a primeira desde que foi adotado o excelente sistema de pontos corridos), mas valeu muito à pena.
7- O evento foi recorde de público e repercussão, obviamente teve recorde de garotas lindas também(obviamente não catei nenhuma, é mais fácil o Criciúma ganhar a série B do Brasileiro). Infelizmente, algumas ficaram na futilidade de vender beijos(fora as plaquinhas ridículas) e algumas estavam com cosplays sensuais(a mais bonita era uma com um top e minisaia brancos), o que é um desrespeiro com as crianças que frequentam o evento acompanhadas dos pais. Espero estar errado, mas isso ainda vai acabar mal...
8- Nos estandes de revistas, comprei um pacote de revistas Ethora(6 Ethora + 1 Tsunami, dei sorte que era justamente a Tsunami que eu não tinha, a 3) autografadas na hora pela desenhista Érica Horita(que é uma gracinha).
9- Fiquei sabendo pelo Culturanime que na área exclusiva para os cosplayers foram oferecidos refrigerantes genéricos, entre eles Dolly(como já disse antes, é muito bom, compro direto ele, ontem mesmo comprei 4 garrafas de 2 litros de Diet Dolly) e Aruba. Ele foi muito esculachado pelo Cláudio Roberto, mas eu o tomei com frequência durante todo o ano passado(migrei pro Dolly no início do ano) por ser muito barato, e ele não é exatamente ruim. Mas é perfeitamente compreensível a rejeição ao refrigerante, pelo simples fato de uma peculiaridade dele em relação à maioria dos genéricos: ele(e o Picolino, que é o Aruba com outro nome) são adoçados com aspartame, o deixando bem diferente de refrigerantes como o Convenção(muito doce), e com isso sendo meio "amargo" em relação aos demais, mas pra quem toma diet e quer economizar, eu recomendo(lixo com L maiúsculo são Mais em Conta e Sendas).
10- Sobre o Anfiteatro: acabei não vendo praticamente lá, resumo rápido sobre o local:
A- Tinha que subir muita escada, e pra quem não tem tanta disposição pra isso como eu, tira um pouco do tesão.
B- Esculacho total: as cadeiras do local eram daquelas de plástico(que não aguentam nem à pau pessoas mais pesadas como eu, já quebrei várias em casa), e obviamente não ficaria lá em pé, pois precisaria guardar energia para o show do fim do evento. Ainda assim, presenciei...
C- Um cosplay hilário de Homer Simpson.
D- Uma apresentadora engraçaralha(como todos da Yamato), no Anime Quiz, mandando um grupo que errou uma pergunta pagar um mico ridículo(e manjado) de dois integrantes imitarem a cena de CDZ onde o Shun se deita em cima do Hyoga para aquecê-lo. Viadagem sem a mínima graça, eu não participaria de algo do tipo nem que me pagassem.
E- Essa eu soube pelo Orkut: uma das apresentadoras engraçaralhas(aposto que foi a ridícula Plu) apelou e LEVANTOU A SAIA durante uma das atrações, vai ser poser assim na PQP(ou é falta de outra coisa?). O pior é deve se repetir enquanto os otakus babões continuarem dando corda.
11- Atrações do palco principal(um campinho tosco, se o colégio estivesse deserto seria um ótimo local para transar), não lembro do que rolou antes de 17:00(aperitivos), os pratos principais foram o show da banda Aquaria(não vi, mas um amigo meu que fã do grupo se decepcionou, dizendo que eles ao vivo não mantêm o nível das canções em playback), e claro o Super Friends Spirits in Rio com Akira Kushida e participação especial de Takayuki Miyauchi:
A- Por motivos óbvios, não deu pra sentir o frio do dia anterior, já que, se não havia o calor do tempo, havia o calor humano. Fiquei perto de meus amigos de perto de casa que chamei pro evento(afinal, não é todo dia que se pode ver O CARA TUSSIU ao vivo), e relativamente perto tinha uma garota, se fosse outro poderia sarrar mole-mole a gata.
B- Ponto negativo: como o Anime Family é uma espécie de preview do Anime Friends(caso contrário poderia virar um concorrente direto, pois as datas são próximas e um mataria o outro), há algumas limitações nas atrações, no caso do SFC, as músicas não foram tocadas por uma banda, e sim um karaokê tosco que nem o dos animekês(este que por sinal ficava perto da entrada do evento, todo mundo que entrava era forçado a ouvir ao menos um pouco desta tosca atração que está presente em quase todo evento). Foi meio brochante no comecinho, mas a emoção do show me fez esquecer disso rapidamente:
C- Esculacho: em boa parte do show, ficavam ao fundo dos cantores 3 malas com cosplays dos mascotes do evento fazendo coreografias toscas(se ao menos escolhessem garotas mais bonitas para a Pri e a Selena). Desnecessário, era melhor colocar cosplays de tokusatsu, já que só rolou música do gênero no show. Falando nisso, vi um busto muito foda do Monarca La Deus de Flashman minutos antes do show.
D- Entre o público, tinha uma plaquinha com várias inscrições toscas(cujo dono mudava a cada música). A pior foi "Filma Nóis, Galvão!" Mesmo indiretamente, não consigo ficar livre das malices de "aquele senhor"...
E- Agora, o show em si, que foi muito legal: a primeira parte teve o Akira Kushida com uma camisa preta, a segunda teve o Takayuki fazendo cosplay de Sidney Magal(enquanto isso, o verdadeiro aparecia no Pânico na TV), e por fim, Kushida com uma roupa brilhante purpurinada(o cara da plaquinha inclusive o chamou de "Xuxa"). Ordem das músicas(com o nome do cantor precedendo-a):
1- Akira Kushida- Te Dou um Queijo Jiban(Abertura)
2- Akira Kushida- Uma OST do Jaspion
3- Akira Kushida- Encerramento de Abaranger(série adaptada como Power Rangers Dino Trovão no ocidente; por motivos óbvios era a música menos conhecida)
4- Akira Kushida- Abertura de Sheider(no ocidente, virou um dos VR Troopers na segunda temporada)
5- Akira Kushida- Uma OST do Jiraya
6- Takayuki Miyauchi- Abertura de Kamen Rider Black RX(esse virou o Masked Rider via saban)
7- Takayuki Miyauchi- Abertura de Winspector
8- Takayuki Miyauchi- Abertura de Solbrain
9- Akira Kushida- Abertura do Gaban
10- Akira Kushida- Abertura do Sharivan
11- Akira Kushida- O CARA TUSSIU(a letra do flash tosco foi a cantada pela maioria esmagadora do público)
12- Akira Kushida- Tiraria Jiraia(abertura do Jiraya)
13- Akira Kushida- Abertura do Jaspion(música original cantada por Ai Takano)
F- Fiquei esgotado após a música do Daileon. E além de O CARA TUSSIU, cantei também Tiraria Jiraia.
12- Em função do show, saí do evento com tokusatsu na veia e ainda assisti na casa de um amigo(que também foi no Family e estava comigo no show) e assistimos os últimos capítulos de Black Kamen Rider e Flashman, emendando com vários flashes toscos, encerrando com chave de ouro: O CARA TUSSIU.
13- Passei toda a segunda-feira seguinte de ressaca em função do evento, a primeira e única vez que havia sentido isso foi em 31/12/1996, dia seguinte à minha formatura do primeiro grau.
14- Conclusão: foi um evento aquém do esperado(cheguei a pensar que apareceria nos telejornais locais, já que todo evento da Yamato aparece na TV), mas nem por isso deixa de ter seus méritos e se mostra acima da média dos eventos-mesmice do Rio. A maior vitória dos cariocas com o Family, é que ao menos na teoria, isso deve causar um esforço maior dos organizadores de outros eventos para aumentarem seu nível, afinal concorrência é sempre saudável. E, claro, há a expectativa de um novo Anime Family em 2006(espero que seja em 3 dias, caso se confirme).

Nenhum comentário: