sexta-feira, agosto 05, 2005

Sailor Moon vem ou não?

Desde que mangás voltaram a ser publicados no Brasil, o lançamento de Sailor Moon vem sendo constantemente requisitado pelos fãs desta outra franquia de sucesso. Recentemente, os boatos sobre a possível publicação do mangá não param de aumentar em fóruns, sites e até em seções de cartas de algumas publicações oficiais. Muito se foi especulado, até mesmo que Naoko Takeuchi - autora da série - teria proibido as negociações da obra. Aqui trazemos detalhes sobre o caso e algumas novas confirmações.
As negociações da obra estão paralisadas a nível mundial, devido às exigências da autora sob os termos comerciais. A verdade é que os contratos entre quadrinistas e grandes empresas no Japão pouco favorece os artistas. Entretanto, a obra de Naoko Takeuchi fez grande sucesso, ganhou visibilidade internacional e trouxe muito retorno tanto para a Kodansha, quanto para a Toei - respectivamente editora e produtora. Dez anos após o lançamento da série, a autora se impôs e exigiu uma fatia maior das participações e de quebra lançou uma nova versão do mangá, totalmente redesenhado e com novos termos contratuais, claro.
Nos EUA, a editora Tokyopop não renovou o contrato com os japoneses, o que gerou uma série de especulações - entre as quais que os direitos estavam caros demais, e seria mais interessante para os americanos investir em obras novas e mais baratas. Enquanto isso, o interesse é grande no Brasil, e três grandes editoras do seguimento enviaram propostas de licenciamento, sem mais notícias no momento...
A nova versão de Sailor Moon, intitulada "Deluxe" foi lançada no Japão entre setembro de 2003 e julho de 2004, com média de 240 páginas por edição. Foram produzidos 12 volumes com a história original revista e mais dois outros com sidestories (histórias curtas e paralelas) que anteriormente foram publicadas junto aos tankohons, todos com grande sucesso.

Nenhum comentário: