segunda-feira, agosto 29, 2005

Faça do seu jeito: a moda dos fanfics

“Sailor Moon pegou o báculo de Sakura e olhou para a carta. Não estava preparada, mas sabia que tinha que completar a missão... Junto das outras guerreiras, ela olhou para Kerberos e pediu sua benção, levantou a carta vento e gritou o bordão que liberta as cartas. Era a magia das guerreiras da lua fundida com a das cartas Clow. Sailor Moon sabia que não seria mais a mesma”.
Um fã de anime e mangá que conhece muito das séries japonesas com certeza leria esse trecho e acharia que o autor enlouqueceu completamente. Dois personagens de séries distintas unidos e utilizando os mesmos poderes, no caso a homônima Sailor Moon, do anime de mesmo nome e a valente Sakura, de Card Captor Sakura. Esse trecho, porém, foi tirado de uma “fanfic” encontrada na Internet e esse termo é usado para designar textos feitos por fãs.
A premissa é a seguinte: você pega os personagens de um seriado, coloca eles na situação que bem entender ou mesmo inventa histórias paralelas utilizando-se deles. Não há limites para a criatividade nesse tipo de texto. Você pode combinar personagens dos quadrinhos com os de desenhos animados, criar romances inimagináveis ou causar situações cômicas, basta gostar de escrever e colocar a mão na massa.
A arte de criar textos com personalidades e séries famosas, no entanto, só se popularizou recentemente e parte disso aconteceu graças à invasão dos animes no país. Muitos fãs que assistiam a essas séries na televisão se identificaram com o universo em que elas se passam e passaram a criar roteiros envolvendo esse mundo, às vezes criando novos personagens e simplesmente utilizando novas situações. Assim, sites na Internet foram criados para hospedar essas histórias e muitas pessoas passaram a aderi-las, lendo-as e criando seus próprios “roteiros”.
Para os professores e psicólogos, criar fanfics é saudável por dois motivos: além de treinar a escrita (muitos autores de livros começaram escrevendo pequenas histórias), ele influi na imaginação, coisa que a televisão e o cinema tem feito diminuir nas crianças e adolescentes. “Apesar de serem baseados em personagens, desenhos, séries e filmes da televisão, essas histórias tendem a treinar a mente e isso é ótimo na sociedade de hoje” disse Fernanda Fonseca, professora primária de uma escola em Ribeirão Preto.
Hoje, comunidades e pequenos portais hospedam os mais diferentes gêneros de fanfics e cada vez mais elas costumam inovar. “O legal delas é que você pode ousar porque não há limites. Tem certas coisas que um roteirista ou um diretor das séries profissionais nunca fariam para não denegrir a imagem de suas criações. No fanfic isso não existe, podemos inventar qualquer coisa porque essas situações não têm ligação nenhuma com as histórias originais” disse Daniela Hernandes Ziglio, leitora assídua do maior portal de histórias fictícias da Internet, o Fanfiction.net.

Os gêneros

Apesar da inúmera quantidade de fanfics espalhadas pelos mais diversos sites, inclusive no Orkut, o tema mais recorrente é ainda o romance. “Os fãs gostam disso, eles costumam criar pares amorosos de acordo com os personagens que gostam. É algo saudável”, declara Daniela empolgada.
Em segundo lugar vêm as histórias seriadas (divididas em vários capítulos), em terceiro o drama, em quarto a fantasia e em quinto o Yaoi/Yuri (com relacionamentos homossexuais).

Os Primeiros passos

Criar um fanfic é mais fácil do que se imagina, até porque a maioria das pessoas que o fazem são amadoras e não dominam o português correto. Experiência é uma coisa que vem com o tempo e deve ser deixada em segundo plano, o mote mesmo é treinar a imaginação na hora de criar.
Então já sabe: escolha seus personagens, desenvolva um roteiro da maneira como quiser e comece a escrever. Para ler algumas histórias e se aprofundar no assunto, acesse os sites e comunidades abaixo:

Fanfiction.net – A maior página do gênero. Abriga as mais diversas fanfics, não só de animes e mangás como também de séries de TV, filmes, desenhos e histórias em quadrinhos. Possui material em português, é só clicar no gênero, na série de sua preferência e utilizar os parâmetros de pesquisa situados no canto direito superior do site.

Fanfic Brasil – Comunidade do Orkut com mais de 400 membros que reúne escritores de fanfiction.

Nenhum comentário: