terça-feira, outubro 19, 2004

Leiam o texto abaixo, que é uma reprodução parcial deste link:

O Verdadeiro Sentido da Palavra OTAKU

Se eu não frequentasse fóruns brasileiros, nem teria de ter o trabalho de escrever este artigo, mas sinto-me tentado a “iluminar” um pouco a cultura geral, acerca de um ponto crucial, já vi outra pessoa fazer isso num fórum brasileiro e ser judiada, mas se não quiserem ouvir a verdade, não é problema meu, eu tentei.
Um hábito generalizado dentro da comunidade de fãs brasileiros de anime, é de se auto-intitularem “otakus”, sem terem a mínima noção do sentido altamente pejorativo e nojento da própria palavra.
Primeiro vamos ás origens da palavra “otaku”. Otaku é a palavra japonesa que designa alguém “viciado” no sentido pejorativo, alguém dependente de drogas, como a heroína, seria declarado um “otaku”. Mas “Otaku” ainda designa outro ponto ainda mais grave, ou seja alguém que para viver e se dedicar inteiramente a algo que gosta se fecha em casa e se põe totalmente à margem dos amigos, família e sociedade em geral, muitas vezes estas pessoas desenvolvem até fobias em sair para a rua e conviver com outras pessoas. O objecto a que o otaku dedica todas as suas forças pode ser variado, alguns são otakus por Anime, outros por Manga, outros por Insectos, Livros, J-Music, etc. Um otaku dedica-se de corpo e alma ao objecto de sua adoração, todo o dinheiro que ganha vai para o seu vicio, passa horas a dedicar-se ao seu vicio, quer seja a enumerar a sua colecção ou apenas a observar.
E o mais assustador é que por vezes os “otakus” chegam a um ponto realmente assustador, existem garotas que são “otakus por roupa” (principalmente do estilo Ganguro nesse caso são chamadas de Kogals), eu falo em garotas porque em geral são adolescentes (mas nem sempre), e existem poucos homens com este vício, essas garotas fazem de tudo para conseguir andar com a chamada roupa da moda, e quando eu digo tudo, é tudo mesmo, incluindo roubo e até prostituição, e recordo que na maioria são adolescentes que não ultrapassam os 16 anos de idade! Contudo essas Kogals não são anti-sociais antes pelo contrário por isso, não me irei aprofundar neste ponto.
E claro que vindo os animes do Japão, também existem otakus de anime, mas esses não são simples fãs, são completamente fanáticos, gastam todo o dinheiro que têm e por vezes aquele que não têm na compra de DVDs de Anime, passam os dias no computador, mas não a participar em fóruns e em chats, mas sim a fazerem downloads, uma vez que se lembrem que na maioria dos otakus com vícios que envolvam algo não social são completamente isolados da sociedade.
Existem casos máximos de otaku, como o suicídio por não conseguirem sustentar o seu vício ou mesmo assassinarem outras pessoas por elas não entenderem os seus gostos, mas isso são extremos, normalmente a maioria dos otakus são inofensivos do ponto visto físico porque mental, bem, prefiro não comentar.
Mas certo dia, houve um brasileiro, com uma ideia peregrina, e por gostar de anime, decidiu se auto-intitular “otaku”, bem eu rezo para que ele esteja a arder no mármore do inferno, e se estiver vivo que morra em breve. Tudo bem, eu entendo, que o Brasil é conhecido por ser uma mescla de culturas (sentido pejorativo vendido em separado) mas oiçam está errado, porque um fã de anime não é um otaku, nenhum de vocês que me estão a ler são otakus, porque um otaku é de tal modo anti-social que simplesmente não entra em fóruns, otakus têm certas características que irei enumerar no final, mas eu não conheço nenhum otaku e sinceramente duvido que na população quer do Brasil quer de Portugal existam mais do que 3 otakus somados. E agora sempre em todos os fóruns em que alguem posta uma mensagem parecida com a minha vêm sempre o estereótipo que diz “Ei, cara, nem vem, para os japas, otaku é isso que você disse, mas para nós, é fã de anime mesmo” (Sotaque Brasileiro comprado na Feira da Ladra, versão MP3 na versão Director’s Cut), o que mostra tão bem a ignorância de algumas pessoas, “Otaku” que eu saiba não está discriminado no dicionário Luso-Brasileiro, a palavra Otaku, por isso, uma vez que a palavra não está reconhecida oficialmente no idioma português, quem usar o termo “otaku” para se designar fã de anime, está a cometer um erro, e a correr o risco de falar isso à frente de algum informado, essa pessoa morra...de riso! E agora outro argumento que eu também vi em alguns fóruns “Ei, cara, nem vem, vc é que é otaku, e não quer que a gente fale mal de tua raça” (Desta vez o Sotaque Brasileiro foi comprado na Feira do Relógio, versão MP3 na versão Director’s Cut), primeiro eu não sou “otaku”, eu sou um fã de anime, um pouco purista, como o facto de vomitar a ver anime dublado, e procurar sempre o nome original das personagens e de preferência ver o anime legendado, mas eu não sou um otaku, tenho vida pessoal, amigos e namorada, e não me concentro só em anime (quem quiser ouvir a história da minha vida compre a minha biografia, disponível a 25 de Agosto nas piores livrarias).
Eu não quero ofender ninguém, só quero informar, que quem se chama de otaku, está errado, até porque em geral os otakus verdadeiros, não admitem que são otakus.

Características de um Verdadeiro Otaku

- Gasta todo o dinheiro que têm e não têm
- Não têm amigos, e se têm não lhes dá o verdadeiro valor
- Não têm namorada, e não namorará ninguém que não seja igual ou mais bela que a sua personagem anime preferida
- Descuida a higiene pessoal e a alimentação
- Pode ter fobia de sair de casa

Nenhum comentário: