terça-feira, maio 23, 2006

Novos Mangás Conrad

A Conrad está anunciando dois novos mangás. Ou, para os mais puristas, um mangá e um manhwa – embora "manhwa" seja, esteticamente, apenas um mangá produzido na Coréia e com o senso de leitura de seu país. Ambos os titulos serão lançados na primeira semana de junho, sendo que, Bambi, já está em pré-venda.

O mangá é Bambi, de Atsushi Kaneko. Que foge muito ao que se convencionou chamar de mangá, sendo mais próximo do atual quadrinho independente americano – é difícil identificar a procedência a julgar pela arte. Bambi é recomendado aos leitores da ala mais alternativa da Conrad, fãs dos filmes de ação pós-moderna que vieram na esteira do cinema de Quentin Tarantino, ou, em um nível mais simples, para quem gosta mesmo de ver tiros, explosões e correria.
A protagonista, Bambi, é uma "riot girl" – aquela ala mais durona e punk do feminismo americano – que resgata um bebê de malfeitores a pedido de "uns velhos". E naturalmente os malfeitores correm atrás dela. Mas a história é mero detalhe: a idéia é ver a nossa (aham) heroína atirando, explodindo e massacrando os homens que a perseguem. Junte a isso tipos bizarros como o Gabba King, uma cruza de Elvis Presley (acima do peso), vampiro e elfo, e temos um novo cult de encomenda.

Já Angry – como boa parte dos mangás coreanos – foi uma surpresa. É um mangá de esportes, protagonizado por um jovem turbulento chamado Dong-Min – um Judoca auto-didata, que ao finalmente entrar em um dojo, consegue vencer a principal aluna do local em combate. Isso desperta estranhos sentimentos na moça e, claro, logo teremos mais um garoto na jogada, formando assim um triângulo amoroso.
Angry é eficiente e com uma arte competente, seguindo a norma de desenvolvimento de personagens jovens em um cenário escolar. Com Slam Dunk, se torna o segundo quadrinho de esportes a ser publicado por aqui.

Nenhum comentário: