quinta-feira, maio 25, 2006

Brasil em Love Junkies

O fato é histórico. Pela primeira vez, um mangaká homenageia o Brasil nas páginas de sua obra mais famosa. Kyo Hatsuki, a autora de Love Junkies, cita o sucesso de seu título publicado pela Editora JBC no país e ainda faz uma brincadeira com os fãs brasileiros: são tantos e-mails em português que recebe desde o lançamento de Love Junkies no Brasil, que ela fica desesperada por não saber nossa língua.
Nem mesmo as versões de Love Junkies lançadas na Europa, continente onde os mangás apresentam um sucesso expressivo, foram lembradas por Hatsuki.
A homenagem, que será publicada na edição 30 nacional (15 japonesa) traz até uma citação da autora em português do “Ei, você começou a ler o seu mangá do lado errado” que a edição brasileira sempre apresenta na última página de seus títulos.


É, brasileiro só pensa "naquilo" mesmo. :P

terça-feira, maio 23, 2006

Novos Mangás Conrad

A Conrad está anunciando dois novos mangás. Ou, para os mais puristas, um mangá e um manhwa – embora "manhwa" seja, esteticamente, apenas um mangá produzido na Coréia e com o senso de leitura de seu país. Ambos os titulos serão lançados na primeira semana de junho, sendo que, Bambi, já está em pré-venda.

O mangá é Bambi, de Atsushi Kaneko. Que foge muito ao que se convencionou chamar de mangá, sendo mais próximo do atual quadrinho independente americano – é difícil identificar a procedência a julgar pela arte. Bambi é recomendado aos leitores da ala mais alternativa da Conrad, fãs dos filmes de ação pós-moderna que vieram na esteira do cinema de Quentin Tarantino, ou, em um nível mais simples, para quem gosta mesmo de ver tiros, explosões e correria.
A protagonista, Bambi, é uma "riot girl" – aquela ala mais durona e punk do feminismo americano – que resgata um bebê de malfeitores a pedido de "uns velhos". E naturalmente os malfeitores correm atrás dela. Mas a história é mero detalhe: a idéia é ver a nossa (aham) heroína atirando, explodindo e massacrando os homens que a perseguem. Junte a isso tipos bizarros como o Gabba King, uma cruza de Elvis Presley (acima do peso), vampiro e elfo, e temos um novo cult de encomenda.

Já Angry – como boa parte dos mangás coreanos – foi uma surpresa. É um mangá de esportes, protagonizado por um jovem turbulento chamado Dong-Min – um Judoca auto-didata, que ao finalmente entrar em um dojo, consegue vencer a principal aluna do local em combate. Isso desperta estranhos sentimentos na moça e, claro, logo teremos mais um garoto na jogada, formando assim um triângulo amoroso.
Angry é eficiente e com uma arte competente, seguindo a norma de desenvolvimento de personagens jovens em um cenário escolar. Com Slam Dunk, se torna o segundo quadrinho de esportes a ser publicado por aqui.

quarta-feira, maio 17, 2006

Estou bem atrasado, mas antes tarde do que nunca. A fonte deste texto é o site Herói:

Next Dimension

Por Ricardo Cruz

Quem não acreditou que 2006 seria o ano de Saint Seiya, dançou. Comemorando o vigésimo aniversário dos heróis da deusa Atena, já tivemos o lançamento da continuação do anime da Saga de Hades (a fase Inferno), nova linha de brinquedos, CDs e bugigangas em geral (isso tudo no Japão, por enquanto). Mas a notícia mais surpreendente de todas saiu este mês na revista Shonen Champion: vem aí um novo mangá dos Cavaleiros desenhado por Kurumada.
A boa nova veio em forma de dez páginas preview coloridas, intituladas de Prólogo 1, que anunciam a nova fase dos quadrinhos: Saint Seiya - Next Dimension. Elas mostram o desfecho da batalha contra Hades, só que de uma maneira diferente do mangá original. Agora, Hades comenta que "há duzentos anos, Pégaso era seu amigo", jogando uma nova dose de mistério à trama. Provavelmente, o novo mangá vai esclarecer o passado sombrio do imperador do inferno, que, pelo jeito, nessa época, se apossou do corpo de algum Cavaleiro de Atena, assim como fez com Shun.
Sendo assim, quem estava animado achando que iria finalmente acompanhar uma seqüência da Saga de Hades (que alguns afirmam ser a Fase Zeus), vai ter que se contentar, pelo menos no começo, com uma seção flashback – o que pode ser bem mais interessante do que uma nova e certamente repetitiva temporada.

Resumo do Prólogo 1:

Campos Elíseos. Seiya aparece atacando Hades com os Meteoros de Pégaso, que são repelidos facilmente pelo governante do inferno. Munido de sua espada, o inimigo se aproxima do Cavaleiro preparando-se para dar o golpe de misericórdia. No entanto, ele é impedido pelos outros Cavaleiros de Bronze. Shun, Shiryu, Hyoga e Ikki agarram Hades, mas são arremessados por seu cosmo maligno. Nessa hora, o imperador tem uma visão. Ele fala que, há duzentos anos, Pégaso era seu amigo... A figura misteriosa de um homem nos Campos Elíseos ilustra esse pensamento.
De volta à batalha, Hades se aproxima do vaso onde Saori está presa. Depois de ter dado um fim em seus defensores, é a vez da Deusa Atena desaparecer para sempre. No entanto, Seiya se levanta. Olhando para Pégaso, Hades é surpreendido por outra lembrança. Ele parece conhecer Seiya do passado. Da antiga era dos deuses...
Isso é tudo o que foi mostrado nas dez páginas inaugurais do novo mangá. Os fãs ficaram atiçados e ansiosos para acompanharem outra vez as aventuras de Saint Seiya com o traço do autor original (há quem diga que este mangá é uma resposta de Kurumada àqueles que detestaram do desenho de Megumu Okada, do Episódio G). Next Dimension começará a ser publicado no Japão, semanalmente, a partir do segundo semestre.

Enquanto isso, deste lado do Pacífico...

A Playarte já está com tudo pronto para o lançamento dos DVDs da primeira Saga de Hades – a Saga do Santuário. O tratamento, ao que parece, será de luxo. Serão duas caixas, que compilarão os treze episódios da temporada, que poderão ser vistos também em japonês com legendas em português. A empresa planeja até organizar um evento em São Paulo para promover o box. O lançamento nas lojas acontece entre junho e julho.
No segundo semestre é a vez do filme Prólogo do Céu (Cavaleiros do Zodíaco – Prólogo do Céu será o título oficial) estrear nos cinemas. Não foi definida ainda uma data, mas o anime entrará em cartaz provavelmente mais para o final do ano (até porque a Toei Animation só permite a veiculação do filme depois que os episódios da saga de Hades foram lançados).

segunda-feira, maio 15, 2006

Novidade da JBC:

A Editora JBC esteve presente na festa da comunidade Cosplay Brasil, que ocorreu sábado passado (29/04/2006), não só para apoiar as atividades desenvolvidas por fãs de anime e mangá, mas também para divulgar e confirmar a participação do Brasil no maior campeonato de Cosplay do mundo: o WCS 2006 (World Cosplay Summit).
Em parceria com a TV Aichi, a editora levará a melhor dupla de Cosplayers brasileiros ao Japão (com tudo pago), para que representem nosso país e briguem pelo título mundial.
A divulgação na festa dos Cosplayers foi feita por meio de flyers e por um clipe editado com filmes cedidos pela TV Aichi. Gritos, suspiros e aplausos, dignos de uma final de Copa do Mundo, partiam a todo momento dos fãs entusiasmados com as imagens de Cosplayers de todo o globo competindo na última edição do WCS.
Ao término da exibição, uma enxurrada de dúvidas, perguntas e sugestões deixou bem claro o interesse e a alegria dos Cosplayers brasileiros com a notícia da participação inédita do Brasil neste grande evento.
A JBC organizará uma etapa especial para escolher as 20 duplas mais qualificadas. A pré-seletiva será realizada dentro do Bunka Matsuri, uma festa típica da comunidade japonesa que ocorrerá no bairro da Liberdade em São Paulo no dia 21/05/2006. A Editora disponibilizará uma estrutura com fotógrafo e câmera-man, montada no auditório pequeno do Bunkyo para as duplas se apresentarem e se inscreverem. Quem não puder comparecer ao Bunka, poderá mandar a inscrição e o vídeo por carta diretamente para a JBC.
Após definidas as 20 duplas, uma festa do WCS 2006 - Etapa JBC Brasil, escolherá os grandes campeões, isto é, a dupla que irá ao Japão. Esta festa está prevista para junho em local ainda a ser definido.
Para mais informações, como regras da competição, ficha de inscrição, datas, locais e dúvidas estarão à disposição no canal www.henshin.com.br/wcs2006 que será constantemente atualizado.


Uma curiosidade: a loirinha cosplayada de Chun-Li que ilustra a página incial do site da Henshin é uma italiana chamada Francesca Dani. Confesso que visitava frequentemente o site dela durante uns 2 anos e meio p/ver fotos dela. É uma baita gata, só acho "um pouco" artificial.

quarta-feira, maio 10, 2006

Está rolando um campeonato bizarro no site da Globo denominado de "Musas do Brasileirão"(mais detalhes no site deles). Não dá pra negar a criatividade da Globo.com , e, em contrapartida, é total irresponsabilidade a permissão do acesso ao site a todos, sem um aviso de conteúdo não-adequado para menores tipo o The Girl. Mas o que esse post está fazendo aqui? Bem, é que com certeza os otakus e tokufãs já tem sua garota preferida, é a musa que representa o São Caetano, a japinha Carolina Nakamura.

(até que ponto eu cheguei p/não deixar o blog abandonado... :P)

segunda-feira, maio 08, 2006

Putz, quase um mês sem post... bem, pela primeira vez ganhei alguma coisa em algum sorteio: ganhei um DVD do Black Kamen Rider na Sala Retrotoku realizada no último dia 29. :)