sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Como o Anime Network está em reformas, transcrevo aqui o texto da Retrospectiva 2004 + Preview 2005 feito pelo site:

Mais um ano se deu inicio e com ele um ciclo começa novamente. Novos mangás, novos animes, novos eventos, enfim, novidades em diversas áreas virão para satisfazer os diferentes gostos do publico otaku. Afinal, é assim que tudo funciona, se a maquina não é abastecida com novidades, não vai pra frente. E é vendo essa situação que tentarei desvendar o que esperar deste ano, em cada uma das principais áreas que interessam a nós, otakus. Também tentarei dar sempre uma visão geral do que já temos de concreto. Afinal, temos que refletir o passado para desvendar o futuro. Então, mãos a obra. Para começar tentarei expor um pouco do que é o mangá hoje no Brasil, o que cada editora trouxe de interessante no ano passado e o que esperar nesse ano de 2005.

- Mangás

Hoje o mangá no Brasil já se tornou uma realidade. Temos três grandes editoras, Conrad, JBC e Panini, que possuem em seu acervo grandes títulos. Não seria presunção dizer que os mangás roubaram uma boa fatia do mercado dominado antes pelas HQs (quadrinhos americanos), sendo hoje até mais procurados pelo publico. O mangá oferece diversos tipos de historias, cada uma com sua peculiaridade e com uma incrível originalidade, sendo capazes de levar o leitor a um mundo totalmente novo. Hoje no Brasil contamos com histórias de samurais, piratas e até mesmo histórias eróticas, voltadas para o publico adulto. A diversidade de títulos se tornou grande, embora as editoras ainda tenham preferência pelo estilo shonen, que se trata de um estilo de mangá que tem o publico masculino como alvo principal. Esse estilo de certa forma se assemelha as HQs, agradando ao publico fiel aos quadrinhos americanos. Mas, mesmo que em menor numero, podemos ver mangás shoujos (voltados para o publico feminino) nas bancas. Temos a ótima parceria Clamp-JBC, que já nos trouxe grandes mangás, como Sakura Card Captors e Guerreiras Mágicas de Rayearth, que não só agradam o publico feminino, mas agradam também o publico masculino. De fato, podemos a partir daí dizer que a classificação shonen e shoujo, pelo menos aqui no Brasil, se torna uma mera formalidade.

- Formato do mangá brasileiro

Tradicionalmente o formato do mangá brasileiro funciona da seguinte maneira. A forma de leitura continua igual ao original, da esquerda para direita. Mas por aqui, dois volumes do nosso mangá equivalem a um volume do mangá japonês. Por causa disso todo volume brasileiro impar possui normalmente a capa do volume originalmente lançado no Japão. Já os volumes números pares possuem capas criadas pelas editoras daqui. Mas, no ano passado, uma nova tendência para o formato do mangás talvez tenha sido anunciada. Tivemos os surgimento dos tankohons, que nada mais são do que o formato no qual cada volume dos mangás saem no Japão. Ou seja, com cerca de 200 páginas, contra as cerca de 100 paginas que temos hoje no nosso padrão brasileiro. O preço dos mangás por aqui, no ano passado, pegando-se as três principais editoras que estão nesse mercado, se apresentou em média, R$ 5,00 para uma mangá no padrão brasileiro e R$ 10,00 para um mangá no formato tankohon. Esses valores servem apenas para dar uma idéia de como funciona a diferença de preço para os dois formatos. Se analisarmos bem, não é gritante, já que como dois volumes de um mangá no nosso padrão equivale a um tankohon.

- Editoras brasileiras

Conrad – grande responsável pelo surgimento em massa do mangás em nosso pais, a Conrad detém com ela grandes títulos, como Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball, que foram responsáveis pelo grande começo dos mangás por aqui. No ano passado a Conrad inovou trazendo para o Brasil o Manwha, que é o quadrinho coreano, ou mangá coreano, como preferir. Hoje essa linha coreana é defendida muito bem por Chonchu e Ragnarok. Fora isso tivemos a chegada do Episódio G dos Cavaleiros do Zodíaco, mesmo tendo poucos volumes lançados no Japão. Mangá aliás que marcou um inicio da editora no formato tankohon. [ mangas e manwhas Conrad ] – Blade – A Lamina do Imortal; Dr. Slump; Cavaleiros do Zodíaco; Chonchu; Dragon Ball; Fushigi Yugi; Neo Gênesis Evangelion; One Piece; Ragnarok e Vagabond.
JBC – talvez a editora preferida do publico otaku, a JBC é a que possui a maior quantidade de títulos lançados no Brasil, dezesseis ao todo. E a seu favor mostra uma boa diversidade em seus títulos. A JBC foi a editora responsável pelo pontapé inicial do formato tankohon no Brasil com o lançamento de X, um dos principais mangás detidos pela mesma. E no ano passado lançou o excelente Bastard, no mesmo formato. A JBC também inovou trazendo um mangá erótico as bancas, Love Junkies, que faz certo sucesso entre os apreciadores do gênero. E arriscou trazendo mangás de curtíssima duração, casos de Cowboy Bebop e A Princesa e o Cavaleiro. [ mangás JBC ] A Princesa e o Cavaleiro; Bastard; Chobits; Cowboy Bebop; Guerreiras Mágicas de Rayearth; Gunnm; Inuyasha; Love Hina; Love Junkies; Sakura Card Captors; Samurai X; Shaman King; Star Wars; Vídeo Girl; X e Yu Yu Hakusho.
Panini – editora que ainda esta discretamente no mercado dos mangás, não possuindo títulos de grande expressão, o que não significa que não possuem qualidade, o que de fato possuem, e muita. Destaque do ano passado fica para a chegada de Slayers, alavancada pela exibição do anime na BAND. E também a ousada vinda de Shin Chan, que inicialmente pode assustar pela qualidade questionável de seu traço, mas se revela um grande mangá para quem gosta de dar boas risadas. Ou seja, uma ótima pedida para os fãs órfãos de Dr. Slump, que parou de ser publicado pela Conrad. [ mangás Panini ] Éden; Gundam Wing; Peach Girl; Shin Chan; Slayers

- E agora, o que esperar de 2005?

Essa é a pergunta que vive na cabeça de todos, o que teremos nesse novo ano. Mangás terminaram no ano passado, como Yu Yu Hakusho por exemplo, e novos títulos tendem, devido a isso, chegar. Mas será que chegam mesmo? Bem, não há porque não sermos otimistas, já que isso já aconteceu em outras oportunidades. Acabou um mangá, colocam outro no lugar. Mas vale lembrar, ai entra o lado pessimista, que as editoras não correm mais atrás do publico com total desespero, e que como com dinheiro não se brinca, antes poucos títulos na banca do que aumentar o preço dos mangás vendidos atualmente.

- Mas bem, o que pode chegar no ano que vem?

Um dos mangás mais aguardados por um grande publico otaku é Naruto. Hoje possui uma legião de fãs, mesmo não tendo nada a seu respeito lançado no Brasil. Além disso é um dos títulos de maior sucesso no Japão e sem duvida dever chegar mais cedo ou mais tarde por aqui. Mangá Shonen + Sucesso no Japão + Fãs brasileiros é igual a uma combinação que torna improvável o não lançamento do mangá no Brasil. Outro titulo forte que possui grandes chances de ser lançado é Hunter x Hunter. Com o fim de Yu Yu Hakusho, seria uma boa pedida para os fãs do mestre Togashi. Além disso, muitos consideram essa obra melhor que as aventuras do detetive sobrenatural. Com certeza a JBC deve estar de olho nela. Tremendo sucesso no Japão, FullMetal Alchemist é uma outra aposta. Contra este titulo esta o fato de ter poucos volumes lançados, vendo-se que Naruto e Hunter x unter possuem mais de 20 volumes lançados no Japão. Mas sem duvida é um mangá que possui uma excelente qualidade, e que tem de tudo para ser sucesso por aqui. Seguindo um caminho parecido com o de FullMetal Alchemist temos Bleach, que apenas vê seu numero de fãs aumentar por aqui e possui uma historia que tem de tudo para agradar os fãs de Shaman King (manga já publicado por aqui pela JBC). Agora existem também títulos que embora poucos comentados podem pintar por aqui. Temos como exemplos Negima, obra do mesmo criador de Love Hina; Karekano; Fruit Basket; Ah! My Goddess; Hikaru no Go; Rave, entre muitos outros. Mas parando para analisar os títulos que temos atualmente nas bancas, podemos ver algumas coisas interessantes que nos aguardam. A coisa mais evidente esta ligada ao mangá One Piece, sucesso absoluto no Japão e publicado no Brasil pela Conrad, que pode se tornar o maior sucesso de 2005 após o lançamento do anime que esta previsto e praticamente confirmado para este ano. Certamente, caira de vez nas graças dos fãs de Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball, que por algum motivo ainda não conhecem a historia do pirata Monkey D. Ruffy. Talvez, acontecendo isso, a vinda de Naruto seja adiada, já que é um mangá que atinge o mesmo publico que One Piece. Fora isso podemos contar com a vinda da continuação de Gunnm, tão pedida pelos fãs e com o fim de X, que pelo menos irá parar de ser publicado em certo ponto, já que o Clamp ainda não terminou a obra e não parece dar indícios de que a terminara em breve.

- Para concluir...

O mercado de mangás hoje está consolidado no Brasil, podemos ver isso através da crescente vinda de novos títulos para cá e do maior interesse que as editoras apresentam. Quem tem a agradecer por isso é o publico otaku, que antes não tinha se quer uma boa opção nas bancas, e hoje, é capaz de encontrar mais de 30 títulos a disposição.

Nenhum comentário: